CEU EMEF PROF. DR. VALTER PAULINO ESTEVAM
NOME: ____________________________________ DATA:
________________________
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:________________________________4º ANO ______
SUBSTANTIVOS
SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS E DERIVADOS
Substantivos
primitivos são aqueles que dão origem a outros substantivos. Assim, existem substantivos que
são derivados dos primitivos. Se o substantivo primitivo é o
original (o primeiro), então o substantivo
derivado é aquele que deriva do primitivo, isto é, ele provém do substantivo
primitivo. Exemplos:
Substantivo primitivo |
Substantivo derivado |
carro |
carroça |
pedra |
pedreira |
ferro |
ferreiro |
dente |
Dentista |
trovão |
trovoada |
Substantivo coletivo
Substantivo
Coletivo é o substantivo comum que, mesmo estando no singular, designa um
conjunto de seres da mesma espécie.
SUBSTANTIVO COMUM |
SUBSTANTIVO COLETIVO |
ALUNOS |
CLASSE |
ABELHAS |
ENXAME |
AVIÕES |
ESQUADRILHA |
PESSOAS |
MULTIDÃO |
CHAVES |
MOLHO |
FILHOS |
PROLE |
ESPECTADORES |
PLATEIA |
Você sabia
que existem coletivos de unidade de tempo? Veja o quadro abaixo:
SUBSTANTIVO
COLETIVO |
DIA = 24 HORAS |
SEMANA = SETE DIAS |
NOVENA = NOVE DIAS |
BIMESTRE = DOIS MESES |
ANO
= DOZE MESES |
BIÊNIO
= DOIS ANOS |
MILÊNIO
= MIL ANOS |
SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS
CONCRETO
– são palavras que designam seres reais, seres que existem e que geram uma
imagem concreta, podendo ser imaginários (fada, anjo, bruxa...) ou reais
(carro, dente, homem...).
ABSTRATO – são palavras que não existem por si mesmas,
como os sentimentos ( amor, alegria, tristeza, medo, saudade, orgulho,..),
qualidades ( beleza, bondade, honestidade,.), estado (riqueza, velhice,
vida...) e ação ( corrida, encontro, viagem...).
ATIVIDADES
1-) LEIA AS
PALAVRAS ABAIXO E COLOQUE CADA SUBSTANTIVO NA COLUNA CORRESPONDENTE.
BRASIL |
SALEIRO |
CHUVEIRO |
ATLAS |
DOLLY |
CHUVA |
SAPATO |
CARDUME |
SAL |
SAPATEIRA |
TRIBO |
GIRASSOL |
GUARDA-CHUVA |
CHAPEUZINHO VERMELHO |
PASSATEMPO |
SUBST. PRÓPRIO |
SUBST. PRIMITIVO |
SUBST. DERIVADO |
SUBST. COMPOSTO |
SUBST.COLETIVO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2-) O
isolamento social gerou muitos sentimentos em nós, escreva três frases usando
substantivos abstratos que expressam os sentimentos que você experimentou nesse
período de pandemia.
1- ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E RESPONDA AS
QUESTÕES A SEGUIR.
1-) EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS DE
ABRIL? _______________________________________
2-) EM QUE DIA DA SEMANA CAIU A COMEMORAÇÃO
DO DIA DO ÍNDIO?- ___________________ E DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL?
____________
3-) QUANTOS DOMINGOS TEM ESTE MÊS?
_______________
4-)
NO MÊS DE ABRIL É COMEMORADO O ANIVERSÁRIO DE PEDRO E JOÃO. A DIFERENÇA DE DIAS
ENTRE AS DATAS DE ANIVERSÁRIO DELES É DE 22 DIAS. JOÃO COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO
NO DIA 25, RESPONDA:
a-) QUAL A DATA DO ANIVERSÁRIO DE PEDRO?
_____________________________________
b-) CONSIDERE QUE PEDRO COMEMOROU SEU
ANIVERSÁRIO NO 3º DOMINGO DE ABRIL, EM QUE DIA DO MÊS SERÁ A FESTA DE PEDRO?
_____________________________________
c-) QUANDO PEDRO COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO,
QUANTOS DIAS TERÃO SE PASSADO?____ ____________________________________________________
d-) SE JOÃO FIZESSE SUA FESTA DE ANIVERSÁRIO
UMA SEMANA ANTES, QUE DIA SERIA? ____________________________________________________________
Compreendendo a ordem dos numerais
PARA FACILITAR A LEITURA
DOS NÚMEROS, AS ORDENS SÃO AGRUPADAS DE 3 EM 3 (DO FINAL PARA O COMEÇO). CADA
UM DESSES GRUPOS DE TRÊS ORDENS É CHAMADO DE CLASSE.
A 1ª CLASSE É A CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES. ELA
É FORMADA POR TRÊS ORDENS:
UNIDADES, DEZENAS E CENTENAS. VEJA NO QUADRO ABAIXO OS NÚMEROS 9, 13, 22 E
648:
EXEMPLO 1 - PARA REPRESENTAR O NÚMERO 54.179, USAMOS 5 ALGARISMOS. ESSE
NÚMERO TEM 5 ORDENS, QUE FORMAM DUAS CLASSES: A CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES E A
CLASSE DOS MILHARES QUE NÃO ESTÁ COMPLETA.
EXEMPLO 2 - PARA REPRESENTAR O NÚMERO 2.583,
USAMOS 4 ALGARISMOS. ESSE NÚMERO TEM 4 ORDENS QUE FORMAM DUAS CLASSES: A CLASSE
DAS UNIDADES SIMPLES E CLASSES DOS MILHARES QUE NÃO ESTÁ COMPLETA.
EXEMPLO 3 -
PARA REPRESENTAR O NÚMERO 103.752, USAMOS 6 ALGARISMOS. ESSE NÚMERO TEM
6 ORDENS QUE FORMAM DUAS CLASSES: CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES E CLASSE DOS
MILHARES COMPLETA.
PARA REPRESENTAR O NÚMERO1.000.000,
USAMOS 7 ALGARISMOS. ESSE NÚMERO TEM 7 ORDENS QUE FORMAM TRÊS CLASSES: A CLASSE
DAS UNIDADES SIMPLES, A CLASSE DOS MILHARES E A CLASSE DOS MILHÕES, QUE NÃO
ESTÁ COMPLETA.
LÍNGUA PORTUGUESA - FÁBULA
1- LEIA NA
TABELA A SEGUIR OS TÍTULOS DAS FÁBULAS E MARQUE UM X NAQUELES QUE VOCÊ JÁ
CONHECE.
|
O RATINHO O GATO E O GALO |
|
|
A RÃ E O TOURO |
|
A CIGARRA E A FORMIGA |
|
|
O VENTO E O SOL |
|
A FORMIGA E A POMBA |
|
|
A RAPOSA E AS UVAS |
2- LEIA A
FÁBULA “A GANSA DOS OVOS DE OURO”
3- AGORA, O
DESAFIO É VOCÊ RESPONDER SOZINHO ÀS QUESTÕES SOBRE A FÁBULA QUE ACABOU DE LER:
A) QUEM É O
ANIMAL QUE APARECE NESSA FÁBULA?
B) POR QUE OS
DONOS QUERIAM MATAR A GANSA?
C) O PLANO DE
ENRIQUECER DEU CERTO? POR QUÊ?
D) VOCÊ
CONSIDERA A ATITUDE QUE O CASAL TOMOU CERTA OU ERRADA? POR QUÊ?
E) QUAL É O
TÍTULO DA HISTÓRIA?
F) QUEM
ESCREVEU ESSA HISTÓRIA?
4-OBSERVE AS
PALAVRAS RETIRADAS DA HISTÓRIA E PREENCHA A TABELA COM QUE AS INFORMAÇÕES
SOLICITADAS:
PALAVRA |
SEPARE AS
SÍLABAS |
ESCREVA O NÚMERO DE: |
|
SÍLABAS |
LETRAS |
||
GANSO |
|
|
|
OURO |
|
|
|
FAZENDEIRO |
|
|
|
APANHOU |
|
|
|
RICOS |
|
|
|
MERCADO |
|
|
|
MULHER |
|
|
|
GANSA |
|
|
|
GÊNERO TEXTUAL: Poema
POEMA É UM
GÊNERO TEXTUAL ESCRITO EM VERSOS E ORGANIZADO EM ESTROFES.
EM UM POEMA, AS PALAVRAS PODEM OU NÃO RIMAR ENTRE SI.
O QUE É UM VERSO E UMA ESTROFE NO POEMA?
VERSO –
CADA LINHA DE UM POEMA.
ESTROFE –
É O CONJUNTO DE VERSOS QUE FORMAM UMA UNIDADE.
LEIA O POEMA ABAIXO:
ATIVIDADES
1- QUAL O NOME DO POEMA QUE VOCÊ LEU?
_______________________________________________________________
2-) QUAL É O
NOME DO(A) AUTOR(A)?
_______________________________________________________________
3-) QUANTOS
VERSOS TEM O POEMA? _______________________________________________
4-) ELE ESTÁ
ORGANIZADO EM QUANTAS ESTROFES? ___________________________________
5-) EXISTEM
PALAVRAS QUE RIMAM? _______ QUAIS SÃO?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-) UMA
CARACTERÍSTICA DO POEMA É QUE AS PALAVRAS PRECISAM SEMPRE RIMAR ENTRE SI. ESSA
AFIRMAÇÃO ESTA:
( ) CERTA
( ) ERRADA
Rima é a repetição de sons
semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e
musicalidade. As rimas são engraçadas é um convite para uma gostosa brincadeira
com as palavras.
7-) ESCREVA
UM VERSINHO QUE VOCÊ CONHECE QUE TENHA UMA RIMA BEM LEGAL.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SE VOCÊ
TIVER ACESSO Á INTERNET E QUISER CURTIR UMA MUSICA QUE ENSINA A RIMAR, ACESSE
https://www.youtube.com/watch?v=ZjoOT4bp2AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário