PRODUÇÃO DE TEXTO
COPIE NO SEU CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA O TEXTO A SEGUIR, COMPLETE O ESPAÇO EM BRANCO COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO QUADRO ABAIXO E CONHECAM A LENDA DO GUARANÁ.
LENDA DO GUARANÁ
CERTA VEZ NASCEU UM ________ NUMA ____________DE __________. O INDIOZINHO ERA MUITO ___________ E ____________.
O ___________ DO FILHO DO __________TROUXE MUITA ________________
E ______________ À TRIBO. MAS O GÊNIO MAU DA _________________QUIS ACABAR COM ESSA ____________. UM DIA, O __________SUBIU NUMA ______________PARA PEGAR ALGUNS ______________. O ____________ MAU SE TRANSFORMOU NUMA __
___________ PARA ASSUSTAR O ______________. AO VER A SERPENTE, O __________
LEVOU UM _____________, CAIU DA _________ E MORREU.
OS ÍNDIOS FICARAM TRISTES COM A MORTE DO ______________. MAS O ____________PEDIU QUE ENTERRASSEM OS _________________NUMA ____________
BEM FUNDA E REGASSEM TODOS OS DIAS.
E ASSIM FOI FEITO. O TEMPO PASSOU E UMA ______________ DIFERENTE NASCEU NA ______________ DO MENINO. OS FRUTOS LEMBRAVAM OS _______ BRILHANTES DO ____________ MORTO.
COM ESSES _________, OS ÍNDIOS FIZERAM UMA BEBIDA GOSTOSA. E
FOI ASSIM QUE SURGIU O ___________________.
Vamos ler agora a história do Chapeuzinho Vermelho. Mas essa
história é diferente. O que você acha que pode ter de diferente nela?
Chapeuzinho vermelho: uma história atrapalhada
Nuno A. C. Teixeira
Era uma vez uma menina que gostava de passear pela floresta. Um dia, a sua mãe pediu-lhe que
levasse um cestinho com lanche à casa de sua avó que morava na floresta. Mas, avisou-a que tivesse cuidado com o Lobo Mau que costumava caçar na floresta.
Assim, lá partiu o Chapeuzinho Vermelho, com o cestinho na mão, toda feliz e contente. Estava
tão distraída com os passarinhos que ficou horas e horas entretida com eles.
Enquanto isso, Cinderela andava perdida pela mesma floresta. Estava muito triste porque a sua Madrasta e suas meias-irmãs a tratavam como escrava. Andava tão cansada e esfomeada que ficou extremamente feliz quando viu, ao longe, uma pequena casinha. Ao aproximar-se, verificou que a casinha era feita de chocolate e bala. Tinha tanta fome, tanta fome, que comeu a casinha toda. A Cinderela ficou tão gorda, tão gorda, que quando o Príncipe Encantado chegou com o sapatinho de cristal este não lhe serviu. O Príncipe ficou muito desolado, ao ponto de jogar o sapatinho no meio da floresta.
Horas depois deste ocorrido, no mesmo local onde havia caído o sapatinho, por milagre, nasceu
um pé de feijão que cresceu tanto, tanto que chegava às nuvens. E era tão alto que derrubou o Aladim quando viajava no seu tapete voador. Com a queda, Aladim, coitado, ficou desmaiado bem em frente da casa da vovozinha.
Quando o Lobo Mau chegou e viu o Aladim ali deitado, não hesitou e devorou-o de uma vez só.
E, assim, a Chapeuzinho pode entregar o lanche à vovozinha sem problemas.
A história que você leu é:
(A) ( ) uma fábula.
(B) ( ) uma biografia.
(C) ( ) um conto moderno
2. Quem é o autor?
3. Qual é o título da história?
4. Procure no texto palavras que nomeiem:
Pessoas:_____________________________________________________
Sentimentos:____________________________________________________________
Animais em geral: ____________________________________________________________
Lugares: ____________________________________________________________
5-) Escreva aqui o que você achou dessa história e qual foi a parte que você mais gostou. Preste atenção ao escrever, use os sinais de pontuação, faça uma letra bem caprichada e depois leia o que você escreveu para observar se está tudo certinho.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vamos relembrar um pouco sobre substantivos, copie em seu caderno de Língua Portuguesa .
SUBSTANTIVOS
Os substantivos são uma das classes de palavras que compõem a gramática da língua portuguesa e caracterizam-se por nomear seres animados, como pessoas e animais, e inanimados, como objetos, lugares, estados, ações, qualidades etc.
Classificação dos substantivos
Os substantivos podem ser classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Vamos relembrar um pouco sobre os substantivos próprios e comuns.
Comuns - As palavras que nomeiam seres de uma mesma espécie são substantivos comuns e são escritos com letra minúscula, se não estiver no início de uma frase. Veja os exemplos: menino, criança, cidade, homem, floresta, mulher, colher...
Os substantivos comuns podem ser:
Simples - quando possuem uma única palavra, e são chamados também de substantivos simples, como os exemplos acima, ou...
Compostos - possuem uma palavra ou a junção de dois radicais, por exemplo: arco-íris, peixe-espada, sexta-feira, beija-flor, couve-flor...
Próprios - são aqueles que dão nome às pessoas, estados, países, continentes, entre outros, e são sempre escritos com a primeira letra maiúscula, exemplo: Brasil, João, Oceano Atlântico, Coca-Cola, Cacau Show, Rua das Flores...
Nenhum comentário:
Postar um comentário