Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

ATIVIDADE 23 DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 


       Atividade 23 - Ciclo Interdisciplinar – DANÇAS

Danças Tradicionais Brasileiras: Samba de Roda

O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças.

Você já conhecia ou presenciou uma apresentação de Samba de Roda?

Embora nosso tema seja Dança, não podemos falar ou aprender sobre dança sem relacionar com a música, portanto, antes de balançar nosso corpo, vamos conhecer mais um pouquinho sobre esse ritmo.

O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, embora seus primeiros registros datem de 1860. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas. Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular. Isso porque essa região foi palco da chegada de escravos africanos. Apesar de ser baseado nas tradições africanas, ele também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa. Como exemplo, temos o uso de alguns instrumentos, como a viola, e ainda, as letras das músicas, que são cantadas em português.


Vejam uma letra de Samba de Roda composta por Caetano Veloso:

Alguém me avisou

Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há
Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho

Sempre fui obediente
Mas não pude resistir
Foi numa roda de samba
Que juntei-me aos bambas
Pra me distrair

Quando eu voltar na Bahia
Terei muito que contar
Ó padrinho não se zangue
Que eu nasci no samba
E não posso parar
Foram me chamar


Abaixo, temos os instrumentos tocados no Samba de Roda, notem que são os mesmos instrumentos tocados na Capoeira, mas podem ser utilizados outros instrumentos do Samba, como o Cavaquinho, o Surdo e a Cuíca.


Assista o vídeo baixo:  para assistir o vídeo clique no link:

https://youtu.be/ZTMHpQdDJ98

https://youtu.be/31BLE_TIYSM


Após a leitura do texto e assistir o vídeo dança resolva as questões no caderno tire foto e envie para enviar para o professor.


1 - Segundo as IMAGENS, quais instrumentos são utilizados no Samba de Roda?


 

2 - Segundo o TEXTO, quais instrumentos, de origem Portuguesa, também fazem parte do Samba de Roda?

 

 

 

3 – Pesquise com as pessoas mais velhas da sua família, de qual Região do Brasil elas são e, quais as Danças Populares são típicas dessa Região.

 

 

 

 

4 – Quais Danças você conhece? Qual você mais gosta? Pode responder também se não gosta; pode também, desenhar alguma dessas Danças.





2 comentários:

  1. Oi pro tudo bem? A minha mãe já tinha me contado uma piada que tinha dois bens brigando no bar e um falou te cutuco e o outro num cutuca e foi ficando mais rápido e virou o samba. Agora que eu vi no vídeo parece o que ela falou. Eu achei bem legal os vídeos falando do samba. Beijos Catarina 😘♥️😍🥰💜🌺🌺🌺

    ResponderExcluir
  2. Oi pro eu pesquisei no YouTube a música alguém me avisou eu gostei. Beijos Catarina 😘♥️😍🥰💜🌺

    ResponderExcluir